1. Ler: Lucas 1,39-45
2. Olhar a imagem
3. Reler
4. Reconstruir o texto
5. Conhecer
Isabel era esposa de Zacarias. Ambos eram idosos e não tinham filhos. Certo dia, o anjo Gabriel apareceu a Zacarias e disse que Deus lhe daria um filho, apesar da idade avançada do casal. E disse, ainda, que o nome do menino seria João.
Maria soube pelo anjo que também Isabel teria um bebê. Então, ela saiu às pressas para ajudar Isabel. Viajou quase 100 quilômetros a pé até a casa de Isabel. Foram alguns dias na estrada.
Quando chegou à casa de Isabel, Maria saudou sua prima, e o bebê pulou de alegria no ventre de Isabel, porque Maria trazia, no seu ventre, Jesus, o “Salvador”.
Isabel saudou Maria com algumas frases que rezamos na Ave Maria: “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre: Jesus”.
A Igreja comemora o encontro de Maria com Isabel no dia 31 de maio. É a festa da Visitação. Há uma lenda que conta que quando João nasceu a noite escura foi iluminada por uma fogueira montada para festejar o nascimento.
Por isso, na festa de São João, no dia 24 de junho, se costuma acender uma fogueira. O filho de Isabel e de Zacarias foi muito importante, pois preparou o caminho para a vinda de Jesus.
6. O que aprendi de novo?
7. Oração
Ave-Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco, bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós pecadores, agora e na hora da nossa morte. Amém!
8. Atividade
Na 1ª coluna abaixo, desenhar o longo caminho que Maria percorreu entre as montanhas. Na 2ª, desenhar Maria visitando Isabel e, na 3ª, desenhar João pulando de alegria no ventre de Isabel.