1. Ler: Lucas 4,14-22
2. Olhar a imagem
3. Reler
4. Reconstruir o texto
5. Conhecer
Depois do Batismo, Jesus falava com as pessoas, curava alguns doentes e ensinava o caminho para conhecer a Deus.
Num dia, ele voltou para a sua cidade: Nazaré. Entrou no lugar que eles iam para rezar: as sinagogas. Nós, cristãos, vamos à igreja, os judeus vão à sinagoga.
Como na missa, na sinagoga, também se lê a Bíblia. Deram um livro para Jesus ler. Na verdade, não existia livro naquela época, tudo era escrito em rolos de papel (papiros) ou de pele de animais (pergaminhos).
Jesus abriu o livro e leu um texto antigo e importante do profeta Isaías. O texto dizia que, num dia viria alguém especial para dar uma boa notícia aos pobres, dar a liberdade às pessoas, curar cegos e proclamar um tempo em que Deus seria conhecido e amado.
Quando Jesus terminou de ler, todos tinham os olhos fixos nele. E Jesus disse: “Hoje se cumpriu o que este texto está dizendo.”
Jesus é aquele que os profetas anunciaram que deveria vir para curar, libertar, dar uma boa-nova aos pobres e começar um tempo novo.
Jesus ensinou que é preciso cuidar das pessoas que mais precisam e amar todos sem distinção. Sem amor, não tem como chegar perto de Deus.
6. O que aprendi de novo?
7. Oração (Fazer o Sinal-da-cruz e depois rezar o Glória)
Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, como era no princípio, agora e sempre. Amém!
8. Atividade Sugestão:
Pintar com café uma folha de papel, para parecer envelhecido. Após secar, escrever algumas frases da missão de Jesus como lemos no Evangelho e a enrolar, criando assim um “pergaminho”.